• ACESSE - MOODLE UFBA

    Ambiente de apoio aos componentes de graduação e pós-graduação da Universidade Federal da Bahia.
    VEJA MAIS
  • Edital Nº 001/2025

    Processo Seletivo para Curso de Especialização em Proteção de Pessoas Vulnerabilizadas - Resultado Final
    VEJA MAIS
  • EDITAL N. 003/2025 DE APOIO INSTITUCIONAL E FINANCEIRO À PARTICIPAÇÃO NO IV CISD 2025

    VEJA MAIS

Objetivos

O objetivo principal do PPGSP-UFBA é atender a uma crescente demanda de pesquisa básica e aplicada em segurança pública e justiça produzidas por profissionais, em sua maioria vinculados a instituições públicas, a partir de uma atuação qualificada, criteriosa e atualizada capaz de elevar o desempenho de suas organizações e melhor atender à sociedade brasileira. Isso é possível por meio de um currículo dinâmico e da participação integrada em projetos de pesquisa e extensão de docentes, incentivando a criatividade e o senso crítico. Os objetivos secundários se dividem em três dimensões:  

I) Acadêmico: a. promover espaços de formação interdisciplinar e crítica fundamentados nos debates teóricos e técnicos atuais em segurança, justiça e cidadania; b. preparar quadros estratégicos qualificados para atuar nas áreas de segurança, justiça e cidadania, com competências para analisar, formular, implementar e avaliar ações integradas, interdisciplinares e baseadas em evidências; c. fortalecer redes de cooperação acadêmica, estimulando parcerias nacionais e internacionais para a construção, troca e disseminação de conhecimentos. 

II) Pesquisa: d. produzir conhecimento científico e inovações com ênfase em abordagens interdisciplinares e baseadas em evidências; e. desenvolver estudos críticos e aplicados que desafiem paradigmas autoritários e promovam a construção de uma cultura democrática no campo policial e jurídico; f. aprimorar técnicas e tecnologias voltadas para a gestão, avaliação e inovação das instituições do campo vinculadas às demandas sociais e governamentais; g. fomentar pesquisas colaborativas, incluindo universidades, think tanks, redes transnacionais e a sociedade civil gerando penetração nacional e internacional. 

III) Impactos socioeconômicos: h. contribuir para a transformação das instituições públicas, promovendo práticas mais democráticas, inclusivas e eficazes nos campos da segurança, justiça e cidadania; i. criar arranjos e canais para ampliar o acesso à justiça e aos direitos humanos, apoiando iniciativas que reduzam desigualdades, violências e exclusões sociais; j. formar, desde uma perspectiva interdisciplinar, integrada e crítica profissionais e burocracia,  cujos exercícios/ocupações estratégicas têm alto grau de interferência nos cotidianos sociais e econômicos de seus meios e territórios; k. fortalecer o diálogo e a aprendizagem junto a sociedade civil com promoção da participação em fóruns e debates que abordem desafios contemporâneos relacionados aos campos da segurança pública, justiça e cidadania.