Edital 001/2020 - PROGESP/UFBA - PERGUNTAS E RESPOSTAS - atualizada em 04.03.2020

                                                      Edital 001/2020
 
                                                     PROGESP/UFBA
 
DÚVIDAS SOBRE O PROCESSO SELEÇÃO DE CANDIDATO/AS ÀS VAGAS DO CURSO DE
MESTRADO PROFISSIONAL EM SEGURANÇA PÚBLICA, JUSTIÇA E CIDADANIA - MPSPJC
 
- O EDITAL 001/2020, não faz referência a questão de isenção, há essa modalidade para o
público em situação de hipossuficiência econômica?
 
R. Não. O Edital 001/2020 não prevê isenção da taxa de inscrição.
 
- Sou estrangeiro e não detenho de nenhum Título de Eleitor, posso realizar a inscrição e
neste campo preencher com números? por exemplo 0000 etc.
 
R. Sim. Desde que marque no formulário de inscrição, no campo específico, que se trata de
candidato estrangeiro e apresente o documento de passaporte com visto vigente.
 
- Qual o critério para concessão de bolsas para o mestrado. E quantas bolsas costumam ser
ofertadas neste programa?
 
R. O Programa não dispõe regularmente de bolsa de estudos. A possibilidade de bolsa está
sujeita à oferta e à disponibilidade de financiamento pelas agências de fomento.
 
- Estou grávida, com 23 semanas de gestação e data prevista para parto (40 semanas) em 07 de
junho de 2020. O nascimento pode ocorrer também no mês de maio. É possível minha inscrição?
Provavelmente, após o nascimento, precisarei faltar, e os primeiros 60 dias serão os dias mais
críticos, mas estou disposta a buscar meios de compensar essas faltas.
 
R. Sim. Em caso de aprovação no processo seletivo e ingresso no Programa, a gestante poderá
solicitar o regime de exercícios domiciliares, em conformidade com as regras estabelecidas
pela Resolução nº 05, de 05 de setembro de 2018, do Conselho Acadêmico de Ensino - UFBA.
 
- Gostaria de saber se pessoas sem nenhum vínculo com instituições públicas podem participar da seleção?

R. Sim.

- Por exemplo, sou advogada, ou seja, profissional liberal. Entraria, nessa condição, dentro das vagas universais?

R. Sim.

- Se sim, como preencheria os campos obrigatórios da ficha de inscrição relacionados ao vínculo institucional?

R. Sem vínculo institucional

- Na oportunidade, outra pergunta: existe a possiblidade de bolsas de fomento à pesquisa?

R. O Programa não dispõe regularmente de bolsa de estudos. A possibilidade de bolsa está sujeita à oferta e à disponibilidade de financiamento pelas agências de fomento.

- Gostaria de saber se a documentação de candidato aprovado pode ser enviada apenas por e-mail, ou se a entrega presencial também é obrigatória.

R. Conforme prever o Edital 001/2020 a entrega presencial dos documentos (original e cópia) é obrigatória.

- Fiz a inscrição eletrônica (somente) e coloquei uma temática de pesquisa, todavia tenho interesse em modificar por outra mais condizente com a Defensoria Pública. Considerando que ainda não enviei a documentação com as linhas mestras do projeto (segundo os anexos do edital), pergunto se é possível modificar ou fazer outra inscrição eletrônica? No aguardo dos esclarecimentos, dado que o edital é omisso neste ponto.

R. O candidato que submeter duas ou mais inscrições será considerada a última inscrição enviada.

- Estou interessado em me candidatar a vaga de mestrado em segurança pública, mas antes eu queria que vocês respondessem ao meu questionamento: Eu não domino nenhuma língua estrangeira, mas se eventualmente eu for aprovado no mestrado, eu vou ter o prazo de um ano para aprender uma das línguas estrangeiras citadas no edital, é isso mesmo?

R. Conforme consta no Edital 001/2020, os alunos regulares, ou seja os candidatos aprovados e matriculados regularmente, terão até 02 (dois) semestres letivos para apresentar um atestado de proficiência de língua estrangeira de sua escolha (inglês, espanhol, italiano e francês), emitido por instituição reconhecida.

- Sou aluna do curso de Tecnologias em Segurança Pública, Polo: Itabuna, irei formar até novembro de 2020. Quero saber, posso concorrer a uma das vagas do mestrado?

R. Não deve concorrer pois, para efetivar a matrícula, caso seja aprovado(a) será necessário a entrega do documento que comprove a conclusão do curso superior, em data prevista no cronograma do Edital 001/2020.

- Estou fazendo minha inscrição no mestrado profissional, pelo link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfatBwwJyVHU0hzHr-WPiyxM71vOfGwDhqFFWY3rpPjrEKQiw/viewform , ocorre que o campo para optar por uma das modalidades de concorrência em política de reservas de vaga está constando como obrigatório. Como devo proceder já que não pretendo concorrer dentro da política de reservas de vagas?

R. O item mencionado deixou de ser obrigatório para quem não irá concorrer a política de reserva de vagas.

- Até que horas poderá ser feito a inscrição para a seleção do mestrado profissional edital 01/2020 que se encerra no dia 5 de março de 2020?

R. Até às 23h:59min, do dia 05 de março de 2020.

- Gostaria que me sanassem um dúvida sobre uma solicitação presente no rodapé do ANEXO II - ROTEIRO PARA O MEMORIAL DO CANDIDATO, no final do roteiro existe a seguinte observação: "OBS: Todo estudante de Pós-Graduação deve ter o Currículo Lattes cadastrado na Plataforma Lattes do CNPQ. Por isso, é obrigatório que junto ao memorial o candidato anexe o seu currículo Lattes". Quero saber se preciso suprimir as informações que me identificam, pois, entendo que anexando o currículo junto ao memorial estarei me identificando, pergunto: devo enviar os arquivos separados? como devo proceder?

R. Deve enviar os arquivos separados. Não é necessário suprimir a identificação do currículo Lattes.

- DAS VAGAS DESTINADAS AOS CANDIDATOS NEGROS – DEFENSORIA PÚBLICA E UNIVERSAIS E DA VAGA DESTINADA A PESSOA COM DEFICIÊNCIA – DEFENSORIA PÚBLICA

 Para concorrer às vagas destinadas aos negros (pretos e pardos), o/a candidato/a deverá, no ato da inscrição, assinalar, no campo específico do formulário, a autodeclaração de que é preto ou pardo, conforme quesito cor ou raça utilizado pela Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE. O/A candidato/a autodeclarado/a, que desejar concorrer às vagas reservadas para negros (pretos e pardos), deverá confirmar sua condição de optante no campo específico do formulário de inscrição.

R. No formulário online de inscrição disponível no endereço http://www.progesp.ufba.br/edital-0012020-processo-seletivo-para-o-mestr... deverá marcar o campo “Instituição do candidato” a sua instituição; e para concorrer a vaga de candidato negro ou pessoa com deficiência, assim como as demais cotas, deverá no campo comum a todos “auto declaração inscrição” – optar por concorrer ou não a política de reserva de vagas; e no campo seguinte “Ao optar por concorrer à política de reserva de vagas, concorrerei à modalidade abaixo, declarando-me (assinale apenas uma opção)” deverá escolher a modalidade que deseja.

- Sou servidora da UFBA (Assistente em Administração - matrícula SIAPE 1067091) e gostaria de saber se a portaria de trata da isenção de taxas de inscrição Mestrado e Doutorado - servidores (Portaria 166/1999 -GAB/UFBA), tem vigência para inscrição no processo seletivo para Mestrado Profissional em Segurança Pública, Justiça e Cidadania da Universidade Federal da Bahia.

R. A Portaria 130/2019 é a que está em vigor. A isenção será concedida se estiver de acordo com a referida portaria.