Linhas de Pesquisa

As linhas de pesquisa do PPGSP-UFBA refletem a “segurança pública” como conceito abrangente, estrutural e prático, na medida em que esse corresponde a um arranjo institucional diversificado, plural em suas funções e atuações. Pensar a formação profissional para as áreas de segurança pública e justiça demanda, portanto, abarcar tais aspectos e articular e produzir conhecimentos diversos e multidisciplinares, sempre em consonância com as orientações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES.

LINHAS DE PESQUISA (A PARTIR DE 2025)

Linha I – Políticas, Gestão e Tecnologias em Segurança, Justiça e Defesa Social

Contempla especialmente conhecimentos do campo da Administração, Tecnologias e Ciência Política, buscando analisar: os desempenhos institucionais e as capacidades estatais e burocráticas no setor de segurança, justiça e defesa, destacando aspectos políticos centrais de governança, coordenação e federalismo. Põe foco especial aos processos de inovações e reformas organizacionais, bem como às práticas e experiências de gestão, inclusive nos novos marcos da inteligência artificial e desafios da usabilidade de tecnologias no campo. Inclui abordagens de dilemas contemporâneos no setor: financiamento, controle, competências e responsividade, relações entre Estado e sociedade, em especial o papel do Estado nas ordens sociais, crises e contingências ambientais/naturais.

 

Docentes
BRUNO GIL DE CARVALHO LIMA
CLAUDIANI WAIANDT
DANIEL NICORY DO PRADO
HORACIO NELSON HASTENREITER FILHO
IRIS GOMES DOS SANTOS
IVONE FREIRE COSTA
MÁRCIO RIOS LIMA SILVA
MARIA CAROLINA DE SOUZA SAMPAIO
MONICA DE MELO FREITAS
SALVADOR AVILA FILHO
TAIALA AGUILAN NUNES DOS SANTOS

 

Linha II – Conflitos e Controles Sociais, Direitos Humanos e Cidadania

Contempla especialmente saberes da Sociologia e do Direito, buscando analisar: a integração das ordens políticas e das instituições de Segurança Pública e suas implicações para a democracia, a construção, efetividade, participação e ampliação da cidadania. Agrega a investigação do ethos das instituições de Segurança Pública, do trato com a dignidade humana, do valor da vida e das possibilidades de promoção da justiça social como meio de controle do avanço de uma cultura das violências e criminalidades na sociedade. Refletem-se também discussões pertinentes às diversidades, tais como: raça, minorias étnicas, gênero (mulheres, LGBTQs) e violência contra as mulheres e os sistemas de proteção e cuidados associados e os aspectos centrais dos marcadores sociais de vulnerabilização e vitimização, processos históricos de reparação e igualdade. Dentre as bases institucionais da justiça e da segurança pública, estuda as instâncias da reação social formal e informal, incluindo o estudo do Sistema Prisional, suas configurações, organização e administração, dinâmica e custeio e a atuação dos diferentes atores e desenhos institucionais na prevenção e combate às violências.

 

Docentes

ANA ANGÉLICA MARTINS DA TRINDADE
ANDRIJA OLIVEIRA ALMEIDA
CARLOS ALBERTO MIRANDA SANTOS
CLAUDIA MORAES TRINDADE
ELMIR DUCLERC RAMALHO JUNIOR
FELIPE DA SILVA FREITAS
KARINE FREITAS SOUZA
MILTON JULIO DE CARVALHO FILHO
ODILZA LINES DE ALMEIDA
RICCARDO CAPPI
RUBENILDA SODRE DOS SANTOS
SALETE MARIA DA SILVA

 
 

LINHAS DE PESQUISA (2024)

Linha I – Análise de Políticas e Gestão em Segurança Pública
Abrigará estudos e pesquisas que abordem as relações entre o Estado e Sociedade, em especial o papel do Estado nas ordens sociais modernas e na transformação contemporânea destas conformações. Articula discussões sobre as Políticas e Gestão da Segurança Pública no contexto dos fenômenos das violências e das suas expressões materiais, culturais e simbólicas. Os estudos das relações entre Governo, Administração e Políticas Públicas são orientados pelos conceitos de federalismo, descentralização e relações intergovernamentais. O estudo das políticas e práticas de gestão em Segurança Pública no Brasil compreenderá ainda as relações entre polícia e sociedade, os modelos de gestão da Segurança Pública no Brasil, policiamento comunitário, gestão integrada e novas formas de gestão da informação em Segurança Pública. Além disso, também trataremos os indicadores de avaliação de políticas, envolvendo as dimensões do espaço público, dos direitos humanos e da cidadania compreendidos nessas políticas com vistas a possibilitar diagnósticos de gestão no que tange a prevenção da criminalidade e a promoção da segurança. Por outro lado, ainda, os modelos de gestão, seu planejamento, desenho e aplicação. Os modelos de avaliação da Segurança Pública em redes de cooperação serão um dos objetos de estudo dessa linha de pesquisa.

 

Docentes
ADRIANO DE OLIVEIRA SAMPAIO
CLOVIS ROBERTO ZIMMERMANN
HORACIO NELSON HASTENREITER FILHO
ÍRIS GOMES DOS SANTOS
IVONE FREIRE COSTA
JOSE MARIA CARVALHO FERREIRA
MARIA CAROLINA DE SOUZA SAMPAIO
SONIA CRISTINA LIMA CHAVES

 

Linha II – Direitos Humanos, Justiça, Sistemas Prisionais e Cidadania
São objetos de reflexão desta linha a análise sobre a integração das ordens políticas e das instituições de Segurança Pública e suas implicações para a democracia, a construção, efetividade e ampliação da cidadania. A construção de possibilidades de uma sociedade segura e que respeite os preceitos da cidadania será uma preocupação central dos estudos desta linha. Os Direitos Humanos, a Ética e a Cidadania comporão as principais preocupações de investigação social, sobretudo associada à análise crítica das configurações contemporâneas da sociedade brasileira e nossas experiências históricas. A investigação do ethos das instituições de Segurança Pública, do trato com a dignidade humana, do valor da vida e das possibilidades de promoção de solidariedade, além dos meios de controle do avanço de uma cultura da violência na nossa sociedade. Outro ponto importante dentro desta linha é o estudo do Sistema Prisional, suas configurações, organização e administração, dinâmica e custeio, vendo aí a atuação dos diferentes atores e desenhos institucionais envolvidos: delegacias, policiais, agentes, apenados, ONG’s, pastoral carcerária, Ministério Público, Poder Judiciário.

 

Docentes
ANA CLARA DE REBOUÇAS CARVALHO
ANDRE LUIS NASCIMENTO DOS SANTOS
CLAUDIA ALBAGLI NOGUEIRA
DANIEL NICORY DO PRADO
JULIANA TONCHE
KARINE FREITAS SOUZA
MARIANA THORSTENSEN POSSAS
CLAUDIA MORAES TRINDADE
MILTON JULIO DE CARVALHO FILHO
RUBENILDA SODRE DOS SANTOS

 

Linha III – Gestão de Riscos, Crise, Defesa Social e Criminalidade
Com perspectiva multifacetada, essa linha contempla duas dimensões. A primeira voltada para gestão de riscos, crise, defesa social que busca desenvolver conhecimentos sobre: a) levantamento das vulnerabilidades existentes numa sociedade b) fortalecimento de ações de prevenção e preparação para crise; c) habilidades práticas comunicacionais para tomada de decisões assertivas; d) Assistência e acolhimento às pessoas afetadas por desastres; c) construção de cidades mais seguras. A segunda dimensão foca na criminalidade, sua atenção se volta para Criminologia, e abarca: a)estudos da prevenção, pelos diferentes atores sociais, do crime na sociedade contemporânea; b)dentre as bases institucionais do desempenho da segurança pública, estuda as instâncias da reação social formal e informal; c) interpretações às respostas sobre a criminalidade a partir das configurações do Estado social e democrático de Direito; d) análise dos conceitos de legalidade e legitimidade, no que tange as temáticas que envolvem direta e indiretamente a criminalidade.

 

Docentes
ANDRIJA OLIVEIRA ALMEIDA
BRUNO GIL DE CARVALHO LIMA
CARLA GALVAO PEREIRA ARANTES
FELIPE DA SILVA FREITAS
MISAEL NETO BISPO DA FRANÇA
ODILZA LINES DE ALMEIDA
RAFAEL DE AGUIAR ARANTES
RICCARDO CAPPI
SALVADOR AVILA FILHO

 

 

LINHAS DE PESQUISA (ATÉ 2023)

Linha I – Políticas e Gestão em Seg. Pública

Linha II –Direitos Humanos e Cidadania

Linha III – Criminalidades e Vitimização