Apresentação

Os mestrados profissionais são definidos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, do Ministério da Educação- MEC como espaços acadêmicos de formação profissional qualificados pela apropriação e aplicação do conhecimento, embasado no rigor metodológico e nos fundamentos científicos; de incorporação e atualização permanentes dos avanços da ciência e das tecnologias, bem como da capacitação para aplicar os mesmos, tendo como foco a gestão, a produção técnico-científica na pesquisa aplicada e a proposição de inovações e aperfeiçoamentos tecnológicos para a solução de problemas específicos.
 
O Mestrado Profissional em Segurança Pública, Justiça e Cidadania resultou de uma iniciativa da UFBA, numa congregação de esforços de Programas e Núcleos de Estudos e Pesquisas desse campo de conhecimento. Fundamenta-se nos dispositivos da Portaria Normativa nº 17, de 28 de dezembro de 2009 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, que o aprovou com distinção, único em 2010 no campo de conhecimento da segurança pública.
 
O Mestrado Profissional da UFBA responde a considerações relevantes em relação à sua necessidade social, no estímulo à formação de mestres profissionais habilitados para desenvolver atividades e trabalhos técnico-científicos de interesse público. Na identificação de potencialidades para atuação em todos os níveis, do local ao internacional; no atendimento, em áreas mais vinculadas ao mundo do trabalho e ao sistema produtivo.
 
A CAPES estabelece como objetivos para cursos de mestrado profissional a capacitação para o exercício de práticas profissionais avançadas e transformadoras de procedimentos, para atender demandas sociais, organizacionais ou profissionais e do mercado de trabalho.
 
Na modalidade de formação pós-graduada stricto sensu, tais dispositivos direcionam estes cursos para uma qualificação por meio da incorporação do método científico, que habilite o aluno para atuar em atividades técnico-científicas e de inovação, com a incorporação de procedimentos e métodos da pesquisa científica na produção dos conhecimentos.
 
Na UFBA, o Curso de Mestrado Profissional em Segurança Pública, Justiça e Cidadania aprovado pela CAPES através parecer APCN n. 98/2010 constitui-se num projeto inovador de natureza multidisciplinar integrado pelo Programa de Estudos, Pesquisas e Formação em Políticas e Gestão de Segurança Pública – PROGESP/NPGA/NIPP/ADM/UFBA; pelo Laboratório de Estudos sobre Violência, Saúde e Sociedade – LAVISS, do Instituto de Saúde Coletiva ISC/UFBA; pelo Laboratório de Estudos em Segurança Pública, Cidadania e Sociedade – LASSOS, do Departamento de Sociologia, da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas – FFCH e mais recentemente pela Faculdade de Direito da UFBA.  
 
Na aprovação deste curso pela CAPES foram levados em consideração, além do atendimento dos dispositivos da Portaria Normativa n. 17, a orientação para uma formação interdisciplinar, com base na experiência bem sucedida já acumulada pela UFBA, através do PROGESP,  na especialização de profissionais dessa área, no âmbito da Rede Nacional de Altos Estudos em Segurança Pública – RENAESP. Na condição de pioneira da implantação dessa política da Secretaria Nacional de Segurança Pública – SENASP, do Ministério da Justiça – MJ com o apoio do Escritório das Nações Unidas Contra Drogas e Crimes- UNODC, em 2005.